A importância de um Jingle Político para Vereador

1253

São canções que permanecem na memória do povo. É refrão que fascina e cativa eleitores espalhados por este país.

A importância de um jingle político para vereador é fato. É publicidade eficiente. Mas, como surgiu o jingle? Por que todo mundo gosta tanto de cantá-lo? (Quer gravar o seu? entre em contato com o ESTÚDIO N – Whatsapp 84 99614-8012 )

Os jingles políticos tem muita história para contar.

Você sabia que os jingles políticos podem nos ajudar até mesmo a contar a história política de um município, ou de um país?

– Pode acreditar que sim. Sabe por quê?

– Através dos jingles podemos perceber a cultura e o ambiente político de uma época. Podemos saber sobre os candidatos e notar as características musicais e poéticas dos povos através dos tempos. Portanto, pode –se dizer que eles têm muito para contar.

Jingles? O que são?

Os Jingles são propagandas cantadas que criam slogans para comerciais de produtos.  Fazem propagandas de empresas e são métodos relevantes para campanhas eleitorais no campo político. É usado com frequência neste meio e se mostra uma das mais inteligentes estratégias do ramo para atrair e conquistar o povo.

Não é à toa que o Jingle político ganhou este poder. Boa parte deste sucesso se deve ao fato do efeito que a música exerce sobre nosso cérebro. Muitos estudiosos da área afirmam que a melodia, o ritmo e o som harmonioso de palavras musicadas, despertam em nós uma infinidade de sentimentos. E isto é amplamente explorado nas campanhas eleitorais embaladas por jingles.

O surgimento dos Jingles.

Mas não pense que os jingles surgiram agora. Eles estão no mundo da propaganda e das campanhas eleitorais há muito tempo. Na verdade, apareceram por volta dos anos 20. Em 1926 nos EUA, quando foi criado um slogan musicado para fazer propaganda de um cereal matinal. A partir daí, a coisa deu tão certo que passou a ser usado em campanhas publicitárias de produtos e também em campanhas políticas.

No Brasil, surgiu por volta de 1932, no programa de rádio de Ademar Casé. O primeiro jingle brasileiro fazia propaganda de uma padaria e chamava-se “jingle da padaria Bragança”.

Em busca de algo significativo para fazer o povo guardar na lembrança, uma boa imagem, o nome e o número dos candidatos políticos,as campanhas políticas embarcaram na ideia.  Adotaram este tipo de divulgação. E assim começou a prática dos jingles políticos.

Jingles – Somos pegos pela emoção.

Os jingles são usados frequentemente para auxiliar campanhas de candidatos a qualquer cargo político. Inclusive vereador. A importância deste tipo de propaganda é notável, pois abre um universo designificados, sentidos e emoções, que envolve as pessoas por completo.

Alguns provocam poderosa memorização. A ponto de nos levar a cantar aquela letra mesmo sem querer. A melodia e as rimas dos jingles permanecem nas cabeças fazendo com que qualquer um decore nome, número e características dos candidatos.

Quem nunca se pegou cantando automaticamente aquela musiquinha? Quem nunca ouviu alguém dizer: “Esta música não sai da minha cabeça!”

– E é verdade. Os jingles com suas encantadoras rimas e cativantes melodias, são feitos exatamente para isto. Eles são o ponto forte na hora de memorizar. Além disso, afetam nossos sentidos.  Possuem a capacidade de conquistar o eleitor pelo coração. Sem dúvida eles nos pegam pela emoção. E isto, com certeza é bastante válido em uma campanha, por exemplo para vereador.

A importância de um jingle político para vereador

Um jingle político para vereador é tão importante que pode ganhar o voto de um eleitor indeciso às vésperas da eleição. Muitas vezes, quando não há mais nada a fazer em uma disputa eleitoral, é um jingle vibrante de emoção que vai falar mais forte. Daí a importância de uma produtora eficiente para criar jingles políticos de vereador.

Um jingle para campanha de vereador quando bem feito, trabalha no emocional dos eleitores, induzindo, cativando, e também informando sobre o candidato.  Muitas vezes ficam tão marcantes que são lembrados por longo período mesmo após terem ocorrido as eleições.

Isto nos faz pensar que a eleição passa, mas os jingles bem feitos, que se tornam populares, ficam e marcam presença. Nem é preciso provar tal afirmação. Basta lembrar as muitas musiquinhas ou vinhetas políticas, de eleições passadas, que são cantadas até hoje.

Quem se candidata a um cargo público como o de vereador não pode portanto, perder a oportunidade de ilustrar sua campanha através dos jingles. Eles são comprovadamente eficientes. Muitos apostaram neste benefício e como resultado obtiveram a vitória nas eleições.

Um Jingle político para vereador precisa ser bem feito.

Os jingles não podem ser feitos de qualquer jeito. Quem faz precisa conhecer as técnicas para criá-los com qualidade. Eles têm que falar nome, número e partido do candidato.

Já se aproxima o tempo de iniciarem as campanhas eleitorais para vereador e prefeito. Você que pretende ser candidato e que deseja se eleger saia na frente. Aposte em um jingle mas adote os que podem grudar na mente dos eleitores. Procure quem sabe fazer.

Nesta hora o importante é uma boa produtora de jingles políticos para vereadores. Não entregue seu futuro político nas mãos de qualquer um. Você tem opção de ter o melhor.

A importância do jingle político para vereador é que são canções que permanecem na memória do povo. É refrão que fascina e cativa eleitores espalhados por este país.